terça-feira, 11 de agosto de 2009

Casa espanhola

Fachada do prédio onde eu moro - Calle Valencia 523-525


Conversando com meus amigos que estão vivendo por aqui tirei algumas conclusões de como os espanhóis moram...

Pra começar, todos esses amigos moram em apartamentos, que por sinal são muito parecidos entre si. Tijolinhos a vista, átrio central e toldos verdes na varanda. Assim são os apartamentos de família de classe média.

Mas então, o banheiro não tem lixo... Aqui eles usam papéis que "dissolvem na água", mas ai eu me pergunto: "Meu Deus e as mulheres quando estão naqueles dias???". Algumas me disseram que quando estão no vermelho tem um saquinho pra colocar o trem e elas jogam direto no lixo de fora. Bem! Estranho, mas pensando eu percebi que é mais higiênico esse lance de jogar o papel no vaso mesmo, dai nao fica aquele lixo cheio de papel cagado. E também as portas em geral não tem tranca, só no banheiro que tem vaso e ducha, isso também é bem desconfortável, o meu lavabo não tem tranca, isso me dá medo...

Bem, dai em cada quarto tem um lixo meio grande pra uso individual. Em geral, as janelas voltadas pro átrio central são muito pequenas e não iluminam nada, eu por exemplo tenho que deixar a luz acesa sempre. Bobo dos espanhóis, porque a energia aqui é muito cara. E já as janelas voltadas pra fora são maiores e a sala sempre tem uma sacada que possuem toldos(na maioria verdes) pra tampar o sol. Enfim, esses apartamentos não são lá muito bem projetados.

A cozinha é bem pequena, não tem tanque na área de serviço, usa-se uma pia da cozinha. A sala de tv é sempre junto de uma pequena sala de jantar pra que possam assisitr TV enquanto jantam, e aqui eles jantam tipo umas 9.30 da noite.

Sempre tem um elevadorzinho muito pequeno e lento, todos te falam ¡Olá!, mas os vizinhos mal se conhecem e todos são muito paranóicos com barulhos, e faz sentido porque é tudo muito próximo e o átrio intensifica qualquer som.

Em geral, os apartamentozinhos de classe média são assim, mas apesar dos pesares eu os enxergo como uma moradia bastante funcional...

Um comentário:

Unknown disse...

Geeeente! Não sabia q os hábitos eram tão diferentes assim!
Mas q bom poder conviver com isso, né Adri?! Conte-nos mais ;)
Beijos!