quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Proyecto 1

Ontem apresentei meu primeiro projeto para o curso que foi escolher uma foto (de autoria minha, ou não) para discutir sobre seu "encuadre y composición".
Bem, não quis de cara mostrar uma foto minha, então escolhi uma foto de um fotógrafo brasileiro, para mostrar que meu país não é só Carnaval, escolhi a Refugees in Korem Camp do Sebastião Salgado.
Com a ajuda do meu eterno Dju, pude falar sobre a narrativa da foto que trata-se dos olhares entre o passado e o futuro desses refugiados. Um olhando para a terra que tiveram que deixar, e os outros três com olhares confusos sobre o futuro...
Foto preta e branca, com enquadre horizontal num plano geral. Com profundidade de campo, permitida pelo uso do diafragma mais fechado. E uso do equilíbrio entre o lado direito e esquerdo da foto, onde o direito se posiciona três pessoas e o esquerdo apenas uma e a terra a qual os refugiados deixaram...
Bem, não sei ainda qual foi a minha nota, mas o professor elogiou bastante e disse que admira muito o trabalho do Sebastião Salgado e que ele poderia ficar horas falando sobre essa foto...
Meu primeiro trabalho apresentando em outra língua e até que me sai bem...

Refugees in Korem Camp. Ethiopia, 1984. Sebastião Salgado