terça-feira, 23 de novembro de 2010

La Biennale di Venezia

Semana passada voltei à Itália... Dessa vez para ir à Veneza e conhecer a famosa bienal de arquitetura...
Começando pela cidade, a cada passo que eu dava era um suspiro e um "oh my God". É impressionante as formas de adaptações para se viver ali e fazer com que tudo funcione, transporte público, o comércio, o turismo... No dia 19, por conta da maré, a água dos canais subiu e muitos lugares ficaram alagados, inclusive onde estava meu hotel, sendo assim era dia de todos os moradores saírem de galochas (sim, galocha aqui não é modinha, é necessidade). E para os turistas que não são tão prevenidos, tem um esquema de andaimes que ficam espalhados pelos locais de alagamento para que todos possam se deslocar sem molhar os sapatos... Bem, poderia escrever um livro sobre tudo que me encantou nessa cidade, eu só digo que é um lugar que eu indico para ir visitar e que visite disposto a caminhar... Lá existe táxi e ônibus sim, todos em forma de barcos, as ruas são os canais... e todo o resto são calçadas... Mas o bom é caminhar, subir e descer milhares de mini ou super pontes por cima dos canais...
Bem para mim já teria valido a pena a viagem pela cidade, mas a bienal de arquitetura também não deixou nada a desejar... São dois lugares de exposições o Arsenale (que é um antigo arsenal italiano, LINDO) e o Giardini que é onde ficam os famosos pavilhões e, além desses, por toda cidade tem alguma exposição que são de entradas gratuitas... Particularmente eu gostei mais do Giardini, os pavilhões da Holanda, Dinamarca, Austrália, Tchecoslováquia estavam muito massa... E foi bom ver a bandeirinha do Brasil no nosso pavilhão e nossos arquitetos e nossa língua numa Bienal tão famosa...

Veneza... vista pra praça de San Marco

O taxi/barco

os andaimes
Pavilhão Austrália
Pavilhão Holanda

Pavilhão Brasil

2 comentários:

Totó disse...

Tá velha hein?
Tchecoslováquia?
Não existe desde 1992!
Comentário de seu amigo chato e nerd

Adriele Maia disse...

hahahahahaha
não tenho culpa se a bienal não reformulou seus pavilhões... hahahahaha