sábado, 23 de outubro de 2010

How Much Does Your Building Weigh, Mr Foster?


Fantástico!!!!
Quando vi que estava em cartaz esse documentário do Norman Foster eu não acrediteeii, e lógico fui correndo ver... Cine Verdi em Gracia, um dos pouquíssimos cinemas que exibem filmes com o aúdio original. Tá que tive que assistir o filme com aúdio em inglês e legenda em espanhol(nenhuma dessas línguas é a minha nativa) mas deu pra entender muito bem.
A fotografia desse documentário é de tirar o fôlego, e tinham que investir nisso mesmo... Um longa sobre arquitetura tem que explorar o enquadramento, os detalhes, os pontos de vista inusitados...
Mas além de ter ficado encantada com as imagens, também fiquei impressionada com a história do Norman Foster, a qual eu não conhecia ao fundo, e é uma história de vida exemplar, até a beira da falência ele esteve...
Pra mim o ponto baixo é um depoimento do Bono Vox(oq q tem a ver??) e o ponto alto do documentário são as falas do Buckminster Fuller, até porque foi por causa de uma conversa entre Fuller e Foster que surgiu o nome do documentário.
Amei a minha primeira experiência "cinemística" em Barcelona, fui a pé ao cinema, comprei uns skittles e sentei em uma poltrana vermelha, sem ninguém para comentários no final, mas fui refletindo sozinha na minha caminhada de volta pra casa.
Então é isso, fica a dica deste longa, que provavelmente não será exibido em muitos cinemas do Brasil, mas quando estiver disponível em DVD vale muito a pena assistir e re-assistir. Tanto os não-arquitetos e principalmente os arquitetos...

Nenhum comentário: